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Esquilo – o melhor do mundo

Esquilo – o melhor do mundo.

Quando o assunto busca o melhor helicóptero até hoje fabricado, nos vem à lembrança o carismático Bell-47, que inspirou uma geração de outros modelos que se perpetuaram.

Os treinadores atuais, principalmente o pequeno Robinson 22 com motor a pistão, não devem ser esquecidos, mas seu envolvimento em acidentes é evidente.
O fato preponderante que elegeu o melhor helicóptero de todos os tempos foi a confiabilidade que ninguém melhor para oferecê-la que o Esquilo da Eurocopter.

O AS350 é um helicóptero dos mais versáteis, desenvolvido pela Aerospatiale no início dos anos 70. Foi concebido nas versões mono e bimotor. Produzido no Brasil pela nossa Helibras, braço sul-americano da Eurocopter com fábrica em Itajubá, Minas Gerais.

Esse genial projeto se baseou em três pilares: nível de ruído, vibrações e preço. Quem sabe seu concorrente direto Bell 206 tenha ajudado nessa equação, que se mostrou em sintonia com a expectativa do mercado.

O primeiro exemplar voou em 27 de junho de 1974, equipado com uma turbina Lycoming Avco de 592 cavalos. Um ano depois ganhou a turbina Turbomeca Arriel 1 B de 641 cavalos.

Capaz de confortar dois ocupantes nos bancos dianteiros e principalmente três ou quatros passageiros no banco traseiro.

A história do Esquilo funde-se à própria da Helibras, que aqui chegou há 35 anos. Suas atividades foram iniciadas no Centro Técnico Espacial (CTA) com bênçãos do clima aeronáutico de São José dos Campos.

Em 1978, inaugura sua fábrica em Itajubá, Minas Gerais, justamente para produzir o Esquilo e atender à primeira encomenda da Marinha do Brasil. A nacionalização do produto beira 50%.

Ao longo desse tempo, a Helibras entregou mais de 700 helicópteros no país, entre estes, 70% do modelo mais aclamado do mundo, o Esquilo, atualmente chamado de AS-350 B-3, ou simplesmente B-3!

Esse número premia a empresa com 51% da frota total de helicópteros a turbina no Brasil. O modelo atual utiliza uma turbina Arriel 2D, com potência de 860 SHP e gerenciamento à prova de esquecimento (FADEC).

Se uma formiga carrega por vezes seu peso, o Esquilo que vazio pesa 1.250 quilos decola com mais 1.500 quilos de carga.

Em condições normais, sua velocidade de cruzeiro fica próximo de 155 nós (287 km/h) e razão de subida em máxima de 2.000 pés (650 metros) a cada minuto.

Seu teto de serviço atingi 16.700 pés (5.100 metros), mas equipado com garrafas de oxigênio supera 23.000 pés, ou o cume ddo Monte Everest. Autonomia de quatro horas e alcance de 670 quilômetros utilizando seu reservatório de combustível-padrão.

O Esquilo é um helicóptero de vasto uso devido a seu bom desempenho em face do baixo consumo. Capaz de voar sob temperaturas elevadas e altitudes inalcançáveis pelos concorrentes. Seu gancho de reboque pode içar 1.400 quilos, assim acaba preferido pelas polícias, bombeiros e órgãos de defesa de diversos Estados do Brasil, incluindo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que conta com 21 unidades do Grupamento Aéreo e Radio-patrulha João Negrão.

O helicóptero multiuso da Helibras é o preferido também pelas empresas de táxi aéreo e resgate médico. Uma aeronave de uso pessoal para muitos empresários que nos finais de semana usam sua versatilidade para levá-los até eldorados inalcançáveis.

Por tantas boas definições, o helicóptero Esquilo foi eleito o melhor do mundo em todos os sentidos...uma aeronave que beira à perfeição, tanto que soma mais de 4 mil unidades entregues até hoje.

Fonte: Frequência Livre – Aviação e Emoção